• Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber a nossa newsletter por email.

  • Arquivos

  • Visitantes

    • 347.218 Visitas
  • Google Translate:

  • Arquivos Mais Populares

  • Login

Jornadas da Educação 2012/2013: notas curriculares dos oradores

(clique para ampliar)

1º Painel: (Re)Visitando a educação escolar

ANTÓNIO JOSÉ GUEDES (O Professor do século XXI)
Licenciado em Filosofia – Formação Educacional pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto; Mestre em Educação – Filosofia da Educação pela Universidade do Minho; Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela. Professor adjunto da Escola Superior de Educação do Porto. Coordenador da Formação Contínua e Avançada na ESE do Politécnico do Porto. Membro do Conselho Geral do Instituto Politécnico do Porto.
Colabora com as equipas da IGE na avaliação Externa de Escolas/Agrupamentos. Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Filosofia para Crianças. Investigador no INED da ESE do Porto.

JOSÉ MATIAS ALVES (Projeto Fénix: melhor ensino, melhor aprendizagem)
Licenciado em Filologia Românica pela Universidade do Porto (1978), Mestre em Administração Escolar pela Universidade do Minho (1992), Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Católica Portuguesa (2009). Professor Associado Convidado pela Universidade Católica Portuguesa (UCP); Diretor Adjunto da Faculdade de Educação e Psicologia; Coordenador do Serviço de Apoio à Melhoria das Escolas da FEP_UCP; Consultor/”amigo crítico” de 3 escolas/agrupamentos; Formador, Consultor de Formação; Coordenador do Mestrado em Ciências da Educação/Administração e Organização Escolar; Supervisão Pedagógica e Avaliação de Docentes e de diversas Pós-Graduações na área da Educação na UCP; orientador de 12 dissertações de Mestrado e 3 dissertações de Doutoramento na área das Ciências da Educação; Arguente de Provas de Mestrado e Provas de Qualificação de Doutoramento na Universidade do Porto, na Universidade Aberta e UCP. Responsável a nível da UCP pelo acompanhamento científico do programa “Mais Sucesso Escolar”, tipologia Fénix. Autor e co-autor de 11 obras no campo da Educação, organizador de 5 obras no mesmo campo, coordenador do estudo de Avaliação sobre o Impacto do Programa Porto de Futuro (Câmara Municipal do Porto, 2008), Coordenador do Estudo de Avaliação Emprego e qualificações na região do Douro (CCRD_N, 2009), autor de dezenas de artigos, centenas de comunicações no país e no estrangeiro na área da educação, editor na área das Ciências da Educação durante 8 anos (tendo publicado cerca de duas centenas de obras de autores de referência nacionais e estrangeiros). Membro da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, membro do conselho diretivo do Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano (CEDH_UCP), investigador da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) com public key J519983795BC, coordenador do projeto de investigação “Identidades e Memórias” (CEDH_UCP) e coordenador do projeto de investigação em submissão à FCT subordinado ao tema Reorientar a ação educativa: implicação, conhecimento, melhoria.

HELENA BARBIERI (Potencialidades do Movimento da Escola Moderna)
Formação académica e profissional: Curso de Doutoramento em Ciências da Educação, concluído em 2011, com a classificação de Excelente. Continuação dos estudos para obtenção do grau de doutor em Ciências da Educação, com o projeto de investigação intitulado “O Movimento da Escola Moderna e as políticas públicas de educação em Portugal”. FPCEUP. Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Educação, Desenvolvimento e Mudança Social, concluído em 2002, com a classificação de Muito Bom. Dissertação intitulada: “O projeto educativo e a territorialização das políticas educativas”. FPCEUP. Licenciatura em Ciências da Educação, concluída em 1997, com média final de 16 valores. FPCEUP. Curso do Magistério Primário do Porto, concluído em 1976, com média final de 14 valores, na Escola do Magistério Primário do Porto. Situação profissional atual: Coordenadora do Serviço de Pós-Graduações da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Alguns elementos do percurso profissional: Professora do 1º Ciclo do Ensino Básico. Experiência de formadora com funções de orientação da formação, quer ao nível da formação contínua de professores, quer ao nível de formação pós-graduada e especializada.
Experiência de docência no ensino superior, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.Participação em projetos de Investigação, dos quais se destacam o Projeto “Análise do Processo de implantação dos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária”, e o Projeto “ESTER – Escolas e Territórios”.Participação em equipas de avaliação externa de Escolas e de Centros de Formação de Associação de Escolas. Membro de associações/organizações de caráter profissional e pedagógico, com funções de direção e coordenação, Destas, salientam-se: Centro de Apoio Pedagógico do Marco de Canavezes, Instituto Irene Lisboa e Movimento da Escola Moderna.

JOAQUIM LIBERAL (Potencialidades do Movimento da Escola Moderna)
Frequentou, na Universidade de Évora, o Curso de Licenciatura em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, com estágio integrado. Exerceu funções docentes em várias escolas do 1º ciclo do ensino Básico desde o ano letivo de 1999/2000. Exerceu desde 2011/2012 as funções de Coordenador da EB/JI de Freamunde. Apresentou comunicações nos Congressos do Movimento da Escola Moderna e nos Sábados de Animação Pedagógica das diferentes regionais desta associação de professores desde 2005 com temáticas referentes à sintaxe do Modelo Pedagógico do MEM e relacionadas com o trabalho desenvolvido em contexto de sala de aula. Publicou um artigo com o título: “ O trabalho do professor no acompanhamento individual aos alunos em dificuldade”, publicado a 31 e de Outubro de 2010 na página http://mam.net.educom.pt/course/view.php?id=35. Publicou um artigo com o título: “ Plano Individual de Trabalho – Contributos para a avaliação qualitativa das aprendizagens”, publicado na Revista Escola Moderna nº 37 no ano de 2011. Sócio do Movimento da escola Moderna desde o ano letivo 1999/2000. Sócio fundador do Núcleo Regional da Madeira do Movimento da Escola Moderna, no ano letivo 2005/2006. É formador do Centro de Formação do Movimento da Escola Moderna desde 2005, com o registo CCPFC/RFO-18985/05 atribuído pelo Conselho Cientifico-Pedagógico da Formação Continua. Integra desde 2007 a Comissão Coordenadora do Núcleo Regional do Porto do Movimento da Escola Moderna.

2º Painel: O empreendedorismo no trilho da educação

PEDRO MARANHA (Desenvolver o empreendedorismo na escola: porquê?)
Licenciado em Economia pela Universidade de Coimbra. MBA em Ciências de Gestão pelo ISCTE. Administrador da WRC – Agência de Desenvolvimento Regional, SA, entidade gestora do CURIATecnoparque. Docente do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra.

3º Painel: Conhecer, ajudar, motivar…

ADRIANA CAMPOS (Não gosto da escola! Como contribuir para motivar os alunos)
Licenciada em Psicologia, pela Universidade do Porto, na área de Consulta Psicológica de Jovens e Adultos, e mestre em Psicologia Escolar. Concluiu vários cursos de especialização na área da Psicologia, entre os quais um curso de pós-graduação em Psicopatologia do Desenvolvimento, na UCAE. Atualmente, é psicóloga na Escola Básica de Leça da Palmeira, para além de dinamizar ações de formação em diversas áreas. Colaboradora do Educare – Portal da Educação.

JOANA HORTA (Travão a fundo: como pode a escola travar comportamentos desviantes)
Técnica de Educação Especial e Reabilitação, elemento da equipa Técnica do CADIn – Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil – do Núcleo de Défices de Atenção e Outras Perturbações do Comportamento.

FRANCISCO MACHADO (Para além da sala de aula: apostar em construir uma boa relação com os alunos)
Psicólogo, membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, especializado na área de psicologia escolar e da educação. Professor auxiliar no Instituto Superior da Maia (ISMAI), na licenciatura em Psicologia e nos mestrados de Psicologia Escolar e da Educação, Psicologia Clínica e da Saúde e Psicologia da Justiça. Coordenador dos mestrados de Psicologia Escolar e da Educação do ISMAI. Investigador integrado no UNIDEP/CINEICC, centro de investigação em Psicologia do ISMAI, onde coordena o grupo de investigação de Psicologia Escolar, da Educação e Desenvolvimento, dedicado ao estudo da Aceitação-Rejeição Parental.

4º Painel: Criando e recriando a aprendizagem

TERESA POMBO (Desenvolver a criatividade através da utilização das TIC)
Professora de Língua Portuguesa e Mestre em Ciências da Educação. Encontra-se destacada na Direção-Geral de Educação (DGE), onde desempenha funções na Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas. Integra os grupos de coordenação do Catálogo de Blogues Educativos do Portal das Escolas, da iniciativa KidSmart e do projeto europeu inGenious; coordenou igualmente a iniciativa PING sobre a utilização de jogos digitais em contexto educativo.

HENRIQUE MANUEL S. PEREIRA (Quem conta um conto… A criatividade na escrita)
Professor na Escola das Artes, Universidade Católica, Porto. Leciona nas áreas da Literatura Universal, Escrita, Cinema e Rádio. Doutorado em Estudos Culturais (Universidade de Aveiro), dois anos de mestrado em Teologia Sistemática (UCP.Porto), licenciatura em Teologia, curso de Produção e Realização, pela New York Film Academy. Investigador do Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (CITAR) e do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (CLEPUL). Publicou duas dezenas de livros e mais de meia centena de artigos científicos e recensões críticas em revistas científicas nacionais e internacionais.Argumentista, Produtor e Realizador de obras de ficção e documentários cinematográficos. Autor e coordenador do Projeto «Revisitar/Descobrir Guerra Junqueiro». Jornalista (imprensa, rádio e televisão), realizou e apresentou programas radiofónicos (RR, RFM e Antena 2).

Deixe um comentário