[sessão temática] “Pais tranquilos, filhos felizes”

(clicar para ampliar)

(clicar para ampliar)

Ser pai ou mãe é um dos trabalhos mais importantes do mundo. No entanto, pode ser extremamente difícil encontrar energia e estratégias que nos permitam equilibrar a vida profissional com a vida familiar. Todos nós queremos ser pais mais pacientes e compreensivos. Será, certamente, muito mais fácil criarmos filhos felizes se estivermos tranquilos! A felicidade é, provavelmente, o desejo máximo que todos os pais querem para os seus filhos.

Assim, a Divisão de Educação da Câmara Municipal de S. João da Madeira irá dinamizar uma sessão temática subordinada ao tema “Pais tranquilos, filhos felizes”. Para abordar esta temática teremos presente Ana Paula Correia, Psicóloga no ACES Aveiro Norte, e Fábia Moreira, Enfermeira no ACES Aveiro Norte. Esta iniciativa realizar-se-á no próximo dia 23 de janeiro, pelas 18 horas, na Escola Básica dos Ribeiros, em S. João da Madeira, aberta a todos os interessados.

Para a participação na mesma solicita-se a realização de inscrição até ao dia 20 de janeiro, através do link que encontra  AQUI

Mais se informa que as inscrições são gratuitas e limitadas.

Contamos com a vossa presença!
.
.

.

Votação no concurso de decoração de rotundas – Natal 2016

boasfestas

As rotundas da cidade foram decoradas pelas escolas e associações de S. João da Madeira. Até 6 de janeiro de 2017 (Dia de Reis), poderá votar na decoração da sua preferência. Os resultados online serão considerados para a classificação final do concurso. Para votar, aceda ao site da Câmara Municipal clicando AQUI

Boa sorte a todos os participantes!

.

.

A magia do Natal para as crianças de S. João da Madeira

15578182_1346211258765010_3369472433004864100_o

Numa parceria com a Câmara Municipal de S. João da Madeira, as escolas e as Associações de Pais do concelho, decorreu na Casa da Criatividade o musical “Cinderela A Magia do Musical”. Englobado na programação “O Natal Desce à Rua”, permitiu às crianças das nossas escolas receberem uma prenda de Natal antecipada, assistindo a um espetáculo que as levou numa viagem pelo mundo do imaginário. “Cinderela A Magia do Musical” foi levado à cena pela companhia “Plateia de Emoções” destacando-se no elenco os atores Mafalda Tavares, João Robalinho, Rui Pedro Castro, Jonathan Margarido, Cláudia Sofia Santos, Filipa Pires, Inês Madeira, Hugo Pereira e Cátia Tavares. Foram realizadas 5 sessões pelos dias 14 e 15 de dezembro, englobando mais de 1600 alunos, docentes e não-docentes.

Aqui fica um vídeo, para mais tarde recordar:

.
.
.

Semana do Desporto Adaptado para uma sociedade inclusiva

Despertar a consciência dos alunos para os indivíduos portadores de deficiência, contribuindo assim para uma sociedade mais inclusiva. Este é um dos objetivos da “Semana do Desporto Adaptado” dirigida aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico de S. João da Madeira e que decorre até sexta-feira, 9 de dezembro.
Esta iniciativa decorre na sequência do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, assinalado a 3 de dezembro, e é organizada pela Câmara Municipal no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), proporcionando aos alunos experiências desportivas em algumas das modalidades de desporto adaptado, como o boccia, voleibol sentado ou o atletismo.

Os alunos do 1.º, 2.º e 3.º anos de escolaridade realizam atividades nas suas aulas, nas Escolas do 1.º Ciclo, enquanto todos os alunos do 4.º ano realizaram esta tarde atividades no Pavilhão das Travessas. Este dia contou com a colaboração da Associação É Bom Viver.

Eis algumas imagens…

Este slideshow necessita de JavaScript.

… e um vídeo para mais tarde recordar:

 


.
.
.

“A Cidade da Diversidade apresenta o Principezinho” no dia 3 de dezembro

(clique para ampliar)

(clique para ampliar)

No dia 3 de dezembro de 2016, a Casa da Criatividade será palco do nascer de um espetáculo solidário que ficará na memória de todos os sanjoanenses. Pretende-se comemorar, de forma inolvidável, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que se assinala precisamente a 3 de dezembro. O evento é uma organização da CERCI de S. João da Madeira, em parceria com a Câmara Municipal. Pretende-se criar um marco para a Cidade de S. João da Madeira, onde o conceito de deficiência será desmistificado, onde se promove a valorização da diferença e onde se acolhe a diversidade. Surge, então, o título “A Cidade da Diversidade apresenta o Principezinho”. Partiremos da obra “O Principezinho” de Saint-Exupéry para, em cooperação, recontar esta história à luz da inclusão.
Organização:
CERCI S. João da Madeira
Município de S. João da Madeira
Parcerias:
Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite
Agrupamento de Escolas João da Silva Correia
Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior
Coro dos Pequenos Cantores
Coro da Universidade Sénior
Academia de Música
Escola de Dança Ana Luísa Mendonça
ADS – Ginástica Rítmica
Freestyle

Evento com mais informações AQUI
Bilheteira (verba a reverter a favor da aquisição de uma carrinha para a CERCI) AQUI
.
.
.

2016/2017: Programas para a creche e educação pré-escolar

herois-da-fruta

Os alunos mais pequeninos do concelho têm acesso em 2016/2017 a diversos programas e atividades no âmbito do Projeto Educativo Municipal (PEM).

As Atividades de Animação e Apoio à Família decorrem em todos os jardins-de-infância, através da abertura de espaços durante todo o dia e nas interrupções letivas. As crianças estão devidamente acompanhados por profissionais habilitados e experientes, onde não faltam diversas atividades como a atividade física e desportiva, a educação musical, dança, entre outras.

Crescer bem e saudável é um programa de formação lúdica sobre alimentação saudável, com possibilidade de realizar diferentes módulos e sessões abrangendo temáticas diferentes, para ir de encontro com as necessidades detetadas pelos docentes. Heróis da Fruta é um programa nacional de incentivo para o consumo da fruta. O programa Pequenos Cientistas Sanjoanenses regressa aos jardins-de-infância da rede pública, com aulas de ciência experimental na sala de aula. O programa inclui, de igual modo, a 11.ª feira da ciência, em março/2017 no Museu da Chapelaria.

A área do Ambiente está presente no PEM através de diversos programas de educação ambiental. Árvores da nossa Escola pretende sensibilizar os alunos para a necessidade de preservar as árvores e promover o contato com os espaços verdes da escola e do Município. O programa 100% Resíduos consiste na separação seletiva dos vários resíduos produzidos na escola, nomeadamente embalagens, tampinhas de plástico, rolhas de cortiça, pilhas, óleo alimentar usado e escovas de dentes. Uma das propostas novas para 2015/2016: Cisnes do Parque do Rio Ul. Pretende-se promover o apadrinhamento e a atribuição de nomes aos cisnes do Parque do Rio Ul. Complementarmente as crianças terão contato direto com os animais, assim como com o seu habitat. Em Ecoescovinha, pretende-se desenvolver ações para a saúde, que visam a promoção da saúde oral e, em simultâneo, sensibilizar para uma maior consciência ambiental, nomeadamente a reciclagem das escovas de dentes. No programa Água ensina-se o ciclo da água. Finalmente, o programa Maus tratos e abandono animal faz também parte da oferta educativa, em articulação com o canil intermunicipal Terras de Santa Maria.

14199325_644431479048431_8013777515443531458_n

Criar histórias originais em banda desenhada com total liberdade criativa, envolvendo várias áreas multidisciplinares, é o objetivo da Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares através do programa Narrativas gráficas (BD). Outra proposta intitula-se Marcar a Leitura, onde se pretende criar marcadores de livro para promover práticas de leitura/escrita, resultando numa exposição final.

À Descoberta do novo ano é uma proposta de boas-vindas do Museu da Chapelaria, que volta a abrir as portas à iniciativa A árvore dos chapéus, que consiste na construção de chapéus enfeitados reutilizando ou dando uma nova utilidade aos diferentes materiais do dia a dia, mostrando assim aos mais novos as diferentes possibilidades de reutilização dos materiais. A Péu Mostra também está de volta: através de uma história encantada, desvendam-se os segredos de uma fábrica com mais de 100 anos.

Finalmente, diversos eventos vão continuar a dar vida e cor à cidade: Teatro Musical no Natal, Decoração das Rotundas no Natal, Carnaval das Escolas, Semana da Terra, Dia Mundial da Criança, Marchas de S. João, Feira do Livro Usado e A Cidade no Jardim.
.
.
.

2016/2017: Programas para o 1.º ciclo do ensino básico

arvores-nossa-escola

Diversos são os programas abertos às turmas do 1.º ciclo do ensino básico neste ano letivo 2016/2017 no âmbito do Projeto Educativo Municipal (PEM).

O programa Pequenos Cientistas Sanjoanenses regressa ao 1.º CEB da rede pública, com aulas de ciência experimental na sala de aula. O programa inclui, de igual modo, a XI Feira da Ciência, a realizar em março/2017 no Museu da Chapelaria.

Crescer bem e saudável é um programa de formação lúdica sobre alimentação saudável, com possibilidade de realizar diferentes módulos e sessões abrangendo temáticas diferentes, para ir de encontro com as necessidades detetados pelos docentes. Heróis da Fruta é um programa nacional, que pretende incentivar o consumo de fruta. A PSP levará a cabo o programa Educação na Estrada em sessões teóricas e práticas em sala de aula e na pista localizada nas instalações desta força de segurança em S. João da Madeira.

O programa de apoio psicopedagógico continua a apoiar as crianças do 1.º ciclo. Na mesma linha de rumo desenvolverá o programa Quando for para o 5.º ano… Pretende-se que, por um lado, os alunos desenvolvam competências sociais e que, por outro, aprendam a refletir e a desenvolver competências de estudo que facilitem o ingresso no 2.º ciclo e potenciem o sucesso académico.

No Poupar é que está o ganho é um programa desenvolvido pelo Museu Papel Moeda da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, pretendendo mostrar a importância da educação financeira e transmitir conhecimentos para o desenvolvimento de competências que permitam a tomada de decisões informadas e corretas.

Os Circuitos pelo património industrial pretendem pôr os alunos em contacto direto com as empresas e o ambiente fabril, familiarizando os participantes com diferentes processos produtivos e as profissões.

natacao

A área do Ambiente está presente no PEM através de diversos programas de educação ambiental, nomeadamente o 100% Resíduos, Cisnes do Parque do Rio Ul, Ecoescovinha e Rede de Escolas de Futuro – uma estreia no PEM. Este projeto consiste em desenvolver ações como criar, manter e promover as árvores e as florestas nativas, contribuindo para o objetivo do projeto chapéu Futuro – 100.000 árvores, da Área Metropolitana do Porto. O programa Maus tratos e abandono animal faz também parte da oferta educativa, em articulação com o canil intermunicipal Terras de Santa Maria.

Descobrir os cantos à Casa é um programa da Casa da Criatividade que apela à exploração e descoberta deste equipamento cultural. Na mesma linha de rumo, os Paços da Cultura promovem uma visita-guiada, com oficina, ao arquivo histórico municipal através de Letras de Memória, um programa com especial relevo no ano em que se completa 90 anos da emancipação concelhia de S. João da Madeira.

A Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares e a Biblioteca Municipal Dr. Renato Araújo propõe uma série de programas, que vão desde a sensibilização para a leitura através da banda desenhada, Poesia de Encantar e Rodinhas de leitura.

O Museu da Chapelaria promove A árvore dos chapéus, que consiste na construção de chapéus enfeitados reutilizando ou dando uma nova utilidade aos diferentes materiais do dia-a-dia, mostrando assim aos mais novos as diferentes possibilidades de reutilização dos materiais. No programa Os atores somos nós, os alunos passam de meros espetadores a atores principais, ajudando a construir uma história baseada em factos verídicos. O Museu da Chapelaria disponibiliza também um conjunto de visitas orientadas que visam explorar diferentes temáticas através do seu acervo. Dirigidas a diferentes graus de ensino, estas visitas pretendem despertar novos olhares e estimular novos conhecimentos, tendo como ponto de partida o vasto universo social e cultural da Empresa Industrial de Chapelaria e do próprio Museu.

MOM – Mudar o Mundo é promovido pelo Banco Local de Voluntariado. Este projeto pretende educar as crianças do 2º ano, do 1º Ciclo, para a prática do voluntariado como exercício da cidadania. Contribui, desta forma, para o aumento da valorização da prática do voluntariado e da sua execução com base na capacitação dos voluntários e na qualidade/eficácia das ações desenvolvidas.

As Atividades de Enriquecimento Curricular decorrem todos os dias letivos do ano, permitindo que as crianças permaneçam na escola até às 17.30 horas. Ensino da Música, Atividade Física e Desportiva, Expressões artísticas e cidadania estão incluídas no programa. Os alunos do 4.º ano têm também acesso a Aulas de Natação de forma gratuita.

Todas as turmas do 3.º e 4.º ano de escolaridade continuam a ter acesso ao Ensino de Chinês Mandarim.

Finalmente, diversos eventos vão continuar a dar vida e cor à cidade: Semana do Desporto Adaptado, Decoração das Rotundas no Natal, Teatro Musical no Natal, Carnaval das Escolas, Semana da Terra, Dia Mundial da Criança, Marchas de S. João, Feira do Livro Usado e A Cidade no Jardim.

10168133_888329534521767_590651870491948879_n
.
.
.