[sessão temática] “Pais tranquilos, filhos felizes”

(clicar para ampliar)

(clicar para ampliar)

Ser pai ou mãe é um dos trabalhos mais importantes do mundo. No entanto, pode ser extremamente difícil encontrar energia e estratégias que nos permitam equilibrar a vida profissional com a vida familiar. Todos nós queremos ser pais mais pacientes e compreensivos. Será, certamente, muito mais fácil criarmos filhos felizes se estivermos tranquilos! A felicidade é, provavelmente, o desejo máximo que todos os pais querem para os seus filhos.

Assim, a Divisão de Educação da Câmara Municipal de S. João da Madeira irá dinamizar uma sessão temática subordinada ao tema “Pais tranquilos, filhos felizes”. Para abordar esta temática teremos presente Ana Paula Correia, Psicóloga no ACES Aveiro Norte, e Fábia Moreira, Enfermeira no ACES Aveiro Norte. Esta iniciativa realizar-se-á no próximo dia 23 de janeiro, pelas 18 horas, na Escola Básica dos Ribeiros, em S. João da Madeira, aberta a todos os interessados.

Para a participação na mesma solicita-se a realização de inscrição até ao dia 20 de janeiro, através do link que encontra  AQUI

Mais se informa que as inscrições são gratuitas e limitadas.

Contamos com a vossa presença!
.
.

.

Escola das Fontainhas visita o Museu do Papel Moeda

fontainhas

“No Poupar Está o Ganho!” é o projeto de Educação Financeira, promovido pela Área Metropolitana do Porto e dezassete municípios, entre os quais S. João da Madeira, em que estamos envolvidos para podermos compreender a importância do dinheiro na nossa vida.

No dia 5 de janeiro, fomos visitar o Museu do Papel Moeda, da Fundação Drº António Cupertino de Miranda, na Avenida da Boavista, no Porto. Aqui, no museu, a brincar a brincar aprendemos como devemos poupar. Vivemos algumas experiências para escolher a melhor forma de gerir o dinheiro. Respondemos a algumas questões e por cada resposta certa recebemos uma carteira com três notas: cinco euros, dez euros e vinte euros.

Descobrimos o código de um cofre que nos abriu a porta para partirmos nesta aventura.

Com o filme “A história do dinheiro” aprendemos que o papel –moeda apareceu em Portugal, no reinado de D. Maria I e que o primeiro papel moeda, notas do primeiro banco português – Banco do Brasil, tinha o nome de apólice do real Erário. Nesta época o dinheiro contava-se em “Reis”.

De seguida fizemos outras atividades: estudamos o mapa da Europa, observamos as notas de Euro e descobrimos a colecção do museu. Ficamos a saber que nem todos os países da União Europeia usam o euro como nós.

Vimos várias notas – todas verdadeiras – de países diferentes que faziam trocas comerciais com Portugal. Até vimos a primeira nota do mundo, uma nota chinesa. Era enorme!

Nesta aventura tínhamos que pagar para passarmos à fase seguinte. Por isso gastamos tudo!

Gostamos muito desta visita pois aprendemos que é preciso gerir bem o nosso dinheiro. Gostávamos muito de lá voltar!

.

Por: Os alunos – 3º Ano EB1 das Fontainhas

.

.

.

Docentes visitam ecossistema empreendedor do concelho

No âmbito do projeto “Escola Empreendedora”, duas dezenas de docentes das escolas do concelho participaram, no passado dia 4, na ação de formação de curta duração intitulada “Roteiro Ecossistema Empreendedor”. Desta forma, os participantes passaram a ter um conhecimento mais detalhado e integrado do tecido empresarial e empreendedor de S. João da Madeira, de modo a estarem mais capazes de apoiar os alunos nas diferentes vertentes que os projetos que desenvolvem lhes exigem.

Enumerar as principais incubadoras da região, conhecer as instalações físicas e técnicas das incubadoras do concelho, conhecer e compreender as diversas valências das entidades que prestam apoio ao “Empreendedorismo” na região, identificar as principais características do tecido empresarial do concelho e mobilizar o conhecimento adquirido para apoiar os projetos de empreendedorismo dos alunos da sua escola, foram os objetivos da ação. O grupo de professores são provenientes dos Agrupamentos de Escolas Dr. Serafim Leite, João da Silva Correia e Oliveira Júnior, Centro de Educação Integral e Academia de Design e Calçado. A ação incluiu visitas à Sanjotec, Oliva Creative Factory e Torre da Oliva, onde conheceram o programa de Turismo Industrial.


.
.
.

Caminhada até ao Espaço Infantil de Natal

No âmbito das Atividades Físicas e Desportivas, as duas turmas do 4º ano A e B da Escola EB1 de Fundo Vila, realizaram no dia 16 de dezembro uma caminhada de Natal desde a escola até ao Espaço Infantil – tenda localizada na Praça Luís Ribeiro bem no centro da cidade.

A atividade foi divertida e alegre pois contemplou, para além de uma boa caminhada, algumas atividades na tenda gigante tais como: escorrega no insuflável, cavalos com rodas e atelier de pintura.
Fica o registo das fotos carregadas de Espírito Natalício!

Este slideshow necessita de JavaScript.


.
.
.

Semana do Desporto Adaptado para uma sociedade inclusiva

Despertar a consciência dos alunos para os indivíduos portadores de deficiência, contribuindo assim para uma sociedade mais inclusiva. Este é um dos objetivos da “Semana do Desporto Adaptado” dirigida aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico de S. João da Madeira e que decorre até sexta-feira, 9 de dezembro.
Esta iniciativa decorre na sequência do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, assinalado a 3 de dezembro, e é organizada pela Câmara Municipal no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), proporcionando aos alunos experiências desportivas em algumas das modalidades de desporto adaptado, como o boccia, voleibol sentado ou o atletismo.

Os alunos do 1.º, 2.º e 3.º anos de escolaridade realizam atividades nas suas aulas, nas Escolas do 1.º Ciclo, enquanto todos os alunos do 4.º ano realizaram esta tarde atividades no Pavilhão das Travessas. Este dia contou com a colaboração da Associação É Bom Viver.

Eis algumas imagens…

Este slideshow necessita de JavaScript.

… e um vídeo para mais tarde recordar:

 


.
.
.

30 de novembro: Dia Internacional da Cidade Educadora

ser_cidade-educadora_facebook-30-novembro49

A Assembleia Geral da Associação Internacional das Cidades Educadoras acordou fixar o dia 30 de novembro como Dia Internacional da Cidade Educadora, para criar consciência, à escala mundial, da importância da educação como motor de mudança e juntar novos aliados a favor deste modelo de cidade. S. João da Madeira pertence a esta rede de cidades desde 2007. Somos Cidade Educadora Hoje e Sempre e abraçamos todos os munícipes pela causa da Educação ao longo da Vida.

Recorde-se que a Assembleia Municipal de S. João da Madeira deliberou, em 2007, aderir  à Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE), passando a integrar também a Rede Territorial Portuguesa de Cidades Educadoras. Ambos são organismos que promovem a troca e partilha de experiências, no âmbito da Educação em toda a sua abrangência, e que entendem a cidade como um espaço de oferta de importantes elementos para uma formação integral do indivíduo.

O conceito de Cidade Educadora tem na sua génese a ideia de que educar é uma responsabilidade de toda a sociedade e de que a Educação não se deve centrar exclusivamente na Escola, sendo um direito de todos e ao longo de toda a vida. De acordo com a Carta das Cidades Educadoras (AICE; 2004) “todos os habitantes de uma cidade terão o direito de desfrutar, em condições de liberdade e igualdade, os meios e oportunidades de formação, entretenimento e desenvolvimento pessoal que ela lhes oferece”.

Nesta página de internet, são muitos os artigos onde se demonstra um pouco do muito que é feito em S. João da Madeira no âmbito da Educação. Cidade Educadora, Hoje e Sempre!

.

.

.

As aulas de Atividade Física e Desportiva nas Fontainhas e Espadanal

Olá a todos 😉
Temos aproveitado esta primavera fora de época, nas aulas de Atividade Física e Desportiva, para melhorar as nossas perícias com corda, os saltos e várias formas de locomoção.
Deixamos uma pequena amostra do nosso trabalho. Até breve 🙂

1ºA EB1 das Fontaínhas
1ºA EB1 do Espadanal

img_0069

img_0071

img_0073

img_0106

img_0109

img_0111