• Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber a nossa newsletter por email.

  • Arquivos

  • Visitantes

    • 328.511 Visitas
  • Google Translate:

  • Arquivos Mais Populares

  • Login

  • Anúncios

Seminário A Problemática do Oleo Alimentar Usado

IMG_20150310_144050No dia 10 de março decorreu na Escola Secundária Dr. Serafim Leite o seminário intitulado “A Problemática do Óleo Alimentar Usado”, na presença de 85 alunos. A 13 de março seria a vez da Escola Secundária João da Silva Correia receber a iniciativa, que foi adiada devido à greve da função pública. Posteriormente será informada a nova data do seminário.

No seminário os alunos puderam relembrar a elevada importância da água desde a própria constituição do corpo humano, como na produção de alimentos e produção fabril. Que a quantidade de água disponível para estas aplicações é muito reduzida no planeta, cerca de 1% da água doce está disponível nas linhas de água que são as principais afetadas pela poluição causada pelo Homem. Também puderam visualizar e compreender melhor o funcionamento das ETAR’s (Estações de Tratamento de Águas Residuais) e todos os agentes necessários para a limpeza da água. Por fim, tomaram conhecimento que existem soluções interessantes para valorizar os óleos alimentares usados, transformando-o em novos produtos, nomeadamente velas aromatizadas ecológicas.

Este seminário surgiu na sequência do projeto de educação ambiental a decorrer nas escolas com o objetivo de aumentar a correta deposição de óleo alimentar usado.“Educação Ambiental, uma prioridade nas Escolas Sanjoanenses”, “Implicações na Gestão de coletores e Sistemas de Tratamento” e “Poluição de Recursos Hídricos e a Reciclagem como alternativa” foram os painéis temáticos agendados, que foram assegurados, respetivamente, por Vera Neves, técnica de Ambiente da Câmara Municipal, Sílvio Fernandes, responsável de exploração da ETAR do Salgueiro/Luságua, e Sandra Tavares, coordenadora nacional do projeto Vela por Óleo. O seminário encerrou com uma demonstração da transformação do óleo alimentar usado em velas ecológicas aromatizadas, um exemplo de aproveitamento que tem sido divulgado nas escolas sanjoanenses no presente ano letivo.

O Município agradece a participação e comunicações prestadas.

.

.

.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s